BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

QUANDO SERÁ QUE A OPBB VAI CHAMAR AS PASTORAS?

Fico me perguntando quando é que a OPBB, através do seu conselho e diretoria, vai chamar as pastoras para um diálogo. Aí você pode perguntar: por que?

Porque o interesse é tanto das pastoras quanto da OPBB. As pastoras têm feito a parte delas. Já realizamos o 1o. Encontro, temos tido paciência de esperar, temos trabalhado sem causar maiores problemas institucionais. Mas a OPBB, quando será que também tomará iniciativas para trazer o assunto filiação de pastoras novamente?

Assisti a seção da tarde do Congresso da OPBB em Brasília no dia 15 de janeiro deste ano. Estávamos eu e a Pra. Érica, juntamente com o meu esposo, Pr. Fernando Cintra. Talvez pela nossa presença, e acredito que da Pra. Terezinha Meireles, do Paraná, que também estava lá, várias vezes as pastoras foram citadas. Acho que não houve uma única vez que a palavra foi dita que não houve risos no auditório, seja por piadas, histórias jocosas ou sem motivo mesmo. O fato me constrangeu e me deixou triste e incomodada.

As pastoras são mulheres dignas, chamadas por Deus, exercem seus ministérios com feminilidade (não quero usar hombridade porque é uma palavra para homens associada a caráter e dou esse conteúdo à palavra feminilidade agora). Por que o assunto tem sempre que suscitar risos e falta de respeito, ainda que talvez sem uma intenção consciente? Um dos que falaram à frente citou o seu pai, um pastor muito digno que conheci e me conheceu, e que esse pastor dizia que era a favor de pastoras mas não pertenceria a uma igreja pastoreada por elas. Bem, esse pastor, se vivo hoje, seria centenário. Então ele já era muito avançado para o seu tempo e louvo a Deus pela vida dele. Aquela quase menina que ele viu falar no púlpito de sua igreja sobre mulher e vocação, hoje é pastora.

Acredito que uma aproximação entre as pastoras e a liderança nacional da OPBB ajudaria muito a trabalhar no sentido dos pastores que hoje exercem liderança em seu estados/regiões perceberem que as pastoras existem, a ordenação feminina é um fato consumado e as mulheres que hoje são pastoras merecem respeito, consideração e justiça. Por que todas as iniciativas têm que ser das pastoras?

Já foi o tempo da discussão se é bíblico ou não a ordenação feminina. O bebê já nasceu. Como não podemos mandá-lo de volta para o útero da mãe, vamos matá-lo? Ou vamos cuidar dele como merece ser cuidado? Acho que essa é uma figura, feminina como deveria ser, e que cabe bem aqui nesse assunto.

Por que não podemos caminhar juntos, pastoras e a OPBB?

3 comentários:

  1. Pra. Responda a dúvidas sinceras:
    1- Por que Deus sempre sempre se apresentou no masculino (Teofanias)
    2- Por que Jesus não encarnou como mulher?
    3- Por que Deus não criou primeiro Eva depois Adão?
    4- Por que Deus se dirigiu a Adão e não a Eva?
    5- Por que a queda não ocorreu quando Eva comeu o fruto, acontecendo de "abrirem-se os olhos" somente após a abocanhada de Adão?
    6- Por que Jesus não escolheu aopótolas?
    7- Por que Deus se apresenta com Pai e não como mãe?

    Até agora eu penso que não é o exercício de funções pastorais, como aconselhamento, visitas, pregações e ensino. O que eu acho que a mulher não tem é a autoridade divina. Por exemplo: eu posso ir para o meio da rua, levantar a mão e tentar parar o carro. O mínimo que vai acontecer é o motorista desviar e seguir seu caminho. Agora, se eu tiver vestido com minha farda de policial, sem vacilar, o motorista mete o pé no freio. Qual a diferença: a autoridade concedida pelo Governo "representada" pela farda.
    Assim, penso que a autoridade pastoral concedida por Deus é ao sexo masculino. Será?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Pr. Vinícius
    várias dessas suas perguntas já foram respondidas em vários artigos nesse blog.É só pesquisar.
    Várias mulheres exerceram autoridade na própria palavra de Deus. É só pesquisar.
    O fato é que as pastoras estão ai. Já são realidade. E Deus chama como quer...
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Pra.Zenilda pela sua coragem continue nessa luta ,creio que Deus quer usar não so os homens mas muito as mulheres no ministério inclusive pastoral...vou orar pela irmã e por seu esposo .. que um dia possamos ver o ministerio das mulheres mais reconhecidos no meio Batista ...Pr Roberto ...Pastor Batista bairro São Domingos São Paulo....

    ResponderExcluir