BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

A INCOMPREENSÍVEL DECISÃO DA SEÇÃO DA OPBB DE PERNAMBUCO

Infelizmente, os pastores pernambucanos não aprovaram a filiação de pastoras. A votação foi no dia 09 de junho, com 99 votos contra e 68 favoráveis.

Para mim, a decisão da seção é incompreensível visto que os pastores do estado e região tiveram na década de 1990 a oportunidade singular de terem no STBNB o Pr. Zaqueu Moreira de Oliveira como diretor e a missionária Carolyn Plampim como professora, ambos com uma visão teológica abalizada e dispostos a pagarem o preço para que a justiça acontecesse em relação às mulheres chamadas por Deus. Eles e outras pessoas se esforçaram para formar uma nova geração de pastores que não fosse intolerante.

É incompreensível que os pastores tenham perdido essa visão ou talvez se curvado a procedimentos e doutrinas estranhas ao meio batista, de outras correntes teológicas que querem retirar toda a cidadania da mulher cristã.

À propósito da decisão favorável da Seção da OPBB Fluminense, no Rio de Janeiro, no dia 22 de julho, escreveu a Pra. Eridinaide Alves:  "Chorei ao ler esta mensagem! Quando me lembro das lutas que enfrentei , por ser a primeira pastora batista do Estado de Pernambuco e a primeira pastora batista residente em Fernando de Noronha, depois da igreja ter passado 26 anos sem obreiro local, dez anos sem batismos, eu louvo ao Senhor que me convocou há 13 anos e convocou meu filho que há 6 anos é Pastor da Igreja Batista Imperial em Recife. Obrigada, Senhor, pelos pastores que fizeram parte do Concílio que me aprovou por unanimidade, pelos batistas noronhenses e pelos 22 pastores que foram ao culto de posse em Recife que contou com quase 500 irmãos. A Deus toda honra, toda glória e todo louvor! (Pra. Eridinaide Alves) PIB Fernando de Noronha)

Lamentável que os pastores não tenham levado em consideração o sofrimento dos servos de Deus que pagaram um alto preço por causa da visão de equidade e justiça. O Pr. Francisco Dias escreveu em 
5 de outubro de 2009: "Desde Março de 2001, quando ordenei a Pastora Eridinaide Cunha para pastorear a 1ª Igreja Batista de Fernando de Noronha, pedi minha desfiliação da Ordem dos Pastores Batista do Brasil - seção Pernambuco. Na época, não concordei com forma arbitrária como fui tratado pela liderança da OPBB-PE... nunca deixei de ser Batista, pois amo minha denominação do mais profundo do meu coração". 

Em maio de 2010, escreveu o Pr. Zaqueu Pereira de Oliveira
"Apesar dos meus 51 anos de ministério e 18 livros publicados, não sou da elite denominacional, e nem mesmo sei se estou incluído entre líderes, mas as pastoras sempre estiveram na minha pauta e tenho sido abençoado ao ouvir e ver belas canções entoadas e escritas para o louvor de Deus.  Estou feliz em ter recebido no final da semana passada um distinto convite do presidente da Seccional da Ordem em Pernambuco, para retornar ao seu quadro. Quando ainda era reitor do STBNB, recebi uma convocação para participar de um concílio, que foi convocado seguindo todas as normas de acordo com os princípios batistas, e lá fui o examinador. Pelo fato da candidata ser uma mulher (Eridinaide, de Fernando de Noronha), fui humilhado, inclusive convocado pela Comissão de Ética da Seccional, como se eu tivesse cometido um delito ou um crime. Os pormenores da falta de ética da Diretoria e da tal Comissão não vou relatar aqui. Solicitei a minha saída da Seccional, mas não fui atendido. Temeroso de novas atitudes repletas de falsidade, pedi filiação à Seccional da Paraíba, da qual sou membro hoje".

A história das igrejas batistas de Pernambuco não foi escrita somente por homens. Muitas mulheres foram "pastoras" nas igrejas e ainda são. Parte da história de Missões Nacionais foi escrita por mulheres ao longo de décadas neste lugar. É lamentável que em um estado que deveria ser um centro de estudos teológicos avançados e que foi um dos lugares pioneiros no estudo e na inclusão de mulheres no ministério pastoral batista tenha tomado esta decisão. Incompreensível.

Que as pastoras de Pernambuco continuem firmes em seus ministérios, consoladas pelo Senhor e amparadas por suas igrejas que, fundamentalmente, são as que reconhecem a vocação de mulheres chamadas por Deus. 

1. Pra. Ana Estevão, IB Emanuel do Ibura, Recife, PE;
2. Pra. Educarmo Pereira Chaves, CB Filadélfia, Recife-PE,
3. Pra. Eridinaide A. C. e Silva, IB em Fernando de Noronha, PE;
4. Pra. Jurani Leandro da Silva - IB Nova Goiana, Goiana, PE;
5. Pra. Lane Marques, IB de Mangabeira, Recife, PE
6. Pra. Lenita Simone de Santana, Cabo de Santo Agostinho, PE;
7. Pra. Marinilsa Maria da Conceição, IB São Lourenço da Mata, PE;
8. Pra. Rosemere Costa da Araújo, IB Macaxeira, Recife, PE;
9. Pra. Symone França, IB do Forte, em Paulista, PE;
10. Pra. Valdete Correia, IB Memorial do Cordeiro, Recife, PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário