BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O ENCONTRO DE PASTORAS - O SONHO TORNOU-SE REALIDADE

Aconteceu domingo, dia 18 de janeiro de 2009, às 14h, o I Encontro de Pastoras das igrejas batistas da CBB, na IB da Asa Sul, em Brasília, DF, com o tema Possíveis Caminhos para a Inserção das Pastoras no Contexto Denominacional Batista da CBB.
Estiveram presentes cerca de 70 pessoas, entre líderes, pastoras e pastores. Dentre as pastoras, que hoje somam seguramente mais de 80, compareceram dez: Pra. Queila Julianeli (DF), Pra. Tania Maria Sobreira (PI), Pra. Érica Prudente (SP), Pra. Elisabete Teófilo (CE), Pra. Terezinha Meirelles (PR), Pra. Maria Terezinha Mette (SC), Pra. Delma Hertel (DF), Pra. Silvia Nogueira (RJ), Pra. Zenilda Reggiani Cintra (SP), Pra. Odja Barros Santos (AL). Tivemos ainda, participando das reuniões pré-encontro, a Pra. Maura Alcântara (MS) que não pode estar no domingo.
O Encontro realizou-se em um clima cristão e ético. Foi uma primeira ação concreta, objetiva, das pastoras em nível denominacional da CBB e o resultado da caminhada das pastoras ordenadas que estão nas igrejas locais, mostrando um posicionamento das igrejas e muitos pastores e não das instituições. Foi um espaço para refletir em como diminuir as resistências ao pastorado feminino baseadas em preconceitos, cultura, historicidade, visão teológica equivocada, estereótipos e competitividade e sobre possíveis caminhos para a inclusão das pastoras pelas instituições denominacionais, especialmente a OPBB, que reúne aqueles que exercem o ministério pastoral nas igrejas, que hoje inclui as mulheres.
Depois do momento devocional, dirigido pela Pra. Zenilda Reggiani Cintra, aconteceu o Simpósio Temático a respeito do assunto proposto. Falaram o Pr. Zaqueu Moreira de Oliveira e as pastoras Odja Barros e Silvia Nogueira, sendo moderado pela Pra. Elisabete Teófilo. O Pr. Zaqueu enfatizou a legitimidade da imposição de mãos sobre mulheres, respaldado na Palavra de Deus. Ele é pastor há mais de 50 anos, teólogo, historiador e foi reitor do Seminário Batista do Norte do Brasil, em Recife, PE. A Pra. Odja mostrou a necessidade de um releitura bíblica como forma do resgate da importância e participação da mulher, de uma forma digna e respeitada, em todas as esferas da vida e do ministério. A Pra. Silvia apontou diversas ações que devem ser implementadas para facilitar o acesso e o reconhecimento de mulheres ao ministério pastoral, entre elas, estudos bíblicos dirigidos às igrejas sobre questões de gênero e ministério feminino, currículos em nossos seminários que contemplem o tema, caminhos abertos nas igrejas para que mulheres vocacionadas tenham acesso ao ministério pastoral.
A seguir, todos puderam fazer perguntas, inclusive ao Pr. Juracy Carlos Bahia, diretor executivo da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, presente no Encontro. Várias delas giraram em torno do impedimento hoje existente ao ingresso de pastoras na Ordem.
Em seguida, todos puderam sugerir caminhos para essa inserção das pastoras. As propostas contemplaram a necessidade de mudança de mentalidade do povo batista, das igrejas, dos pastores, dos seminaristas e da liderança das instituições. Todas elas serão analisadas agora pelo grupo de pastoras presentes ao Encontro, que agora é o grupo coordenador do Encontro de Pastoras. Dessa análise serão definidas as ações a serem desenvolvidas daqui para a frente, no objetivo de tornar realidade o tema do Encontro e ter, num futuro não muito distante, todas as pastoras, de forma digna e respeitosa, participando de uma forma natural de todas as esferas denominacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário