BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O INGRESSO DAS PASTORAS NA OPBB


* Depoimento da Pra. Marli Terezinha Varela Mette, a propósito da mudança de posicionamento de um pastor na questão do ingresso das pastoras na OPBB. Ele era contra e se declarou agora favorável: "Sempre fui contra a aceitação de pastoras na ordem, mas refleti um pouco mais e mudei de opinião. SOU FAVORÁVEL A ACEITAÇÃO DE PASTORAS NA OPBB. Explico: Quando se trata de uma agremiação para congregar e unir os pastores de todo o Brasil, excluindo as pastoras existentes, não estamos discriminando? Queiramos ou não elas estão ai. Já existem pastoras batistas no Brasil, vamos acordar! Não vejo nada contra recebê-las na Ordem, é questão de justiça, respeito às Igrejas, respeito às Ordens Estaduais. E lembremos de uma coisa: Cristo instituiu a Igreja, as demais, Convenção, Associação, Ordem dos Diáconos, Esposas de Pastores, Pastores, Jumoc, Abibet, tudo isso é criação humana. Vamos respeitar a decisão das Igrejas; não adiantará nada ficarmos discutindo".

Como se sente uma pastora lendo seu pronunciamento, se posso chamar assim? Um sentimento grande de gratidão a Deus! O irmão não tem ideia de como é isso, entao vou lhe dizer: como lutar contra a chamada de Deus? Até mesmo para nós, pastoras, foi um quebra de paradigmas, num primeiro momento, porque até essa posição nos era dificil aceitarmos, devido a anos de aprendizados culturais que nos foram impostos pela sociedade eclesiástica. A aceitação da vocação, sem duvidar, acatar sem pestanejar a decisão da igreja que é soberana, sem falar no concilio que, no meu caso, após ser examinada por 25 pastores de minha seção, ser aprovada e receber desses homens de Deus a imposição de mãos. Uma vez sendo ordenada, olhar para a Palavra de Deus recebendo dela conforto e consolo para a luta de cada dia.
Para mim, particularmente, nessa batalha para o reconhecimento da OPBB, mesmo sendo credenciada com a carteira pela minha seção, antes das decisões de Florianópolis, (quando a OPBB decidiu não aceitar o ingresso de pastoras), precisei por muitas vezes olhar firmemente, inclusive quando cheguei ao campo de Santa Catarina, para Hebreus10.35-39: "Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa.36 Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.37 Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará.38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.39 Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma".
Nós, pastoras, não podemos recuar, temos que continuar firmes na vocação que Deus nos deu.E orar para que outros(as) se posicionem e se levantem para declarar um fim a essa situação. Obrigada por sua sensibilidade em ouvir de Deus que não há mais nada a fazer, apenas nos aceitarem, nos honrarem e nos respeitarem como colegas de ministérios e, dessa forma , tratando com respeito a todos aqueles outros pastores que nos legitimaram nos concilios e na imposição de mãos.

Pra Marli Terezinha, Balneário Barra do Sul, SC, Congregação Batista. Ela foi ordenada em Mato Grosso do Sul, que aceitava o ingresso de pastoras até 2006, e agora está em Santa Catarina, que decidiu não interferir caso as igrejas queiram pastoras locais, mas não aceita o ingresso na Ordem.

5 comentários:

  1. Porque as pastoras não organizam uma ordem de pastoras? Porque esse desejo radical de ingressarem numa associação masculina? Se um grupo de marmanjos estivessem brigando prá entrar na Sociedade Feminina ou no Grupo Mulheres Cristã em Ação, o que diriam as mulheres?
    Se organizem e cresçam. Hoje nasce 7 mulheres para um 1 só homem. No futuro vai faltar pastores e com isso a OPBB vai se acabar e/ou enfraquecer por falta de associados. Então será a vez das mulheres!!! A OPBB-Feminina vai mandar no pedaço!!!
    As mulheres já são maioria hoje e no futuro, vão dominar tudo! Tenham paciencia irmãs, deixem os homens trabalharem, enquando podem.. Amém?
    Assinado irmão difé.

    ResponderExcluir
  2. EU ESTAVA LENDO A POSIÇAO POSTADA ACIMA DA JANELA ONDE ESTOU DIGITANDO E LI QUE UMA IRMA FALOU DE UMA ASSOCIAÇAO QUE VAI MANDAR NO PEDAÇO,ENTAO RESOLVI POSTAR UMA PALAVRA. NAO ME IMPORTO SE ALGUMAS SERVAS SAO ILUDIDAS PELO TITULO,MAS QUANTO A MAIORIA NO MUNDO, E RUIM PARA AS MULHERESPOIS HOJE SOMOS 6,7 BILHOES DE ABITANTES SOBRE A TERRA, DOIS TERÇOS MULHERES,NA PIOR DAS IPOTESES VAO FICAR SEM MARIDO A METADE,

    ResponderExcluir
  3. ESTA E A CONTINUAÇAO DA MENSAGEM QE APARECE COM O NOME DE HELIO MAS E DO IRMAO EVANDRO. CARAS IRMANS DEUS DIZ QUE ESTERMINARA DOIS TERÇOS DA UMANIDADE, O QUE SOBRAR VAI PENEIRAR, E PURIFICAR NO FOGO COMO FAZ O OURIVES. E ALEM DO MAIS,SERA LEVADO UM E DEIXADO O OUTRO. SE SUBIR U BILHAO E MEIO HOJE CONSIDERANDO OS CRISTAOS,SERAO MORTOS NAS CATASTROFES 4 BILHOES E 400 MILHOES DE PESSOAS. A MAIOR PARTE MULHER. SOBRA 2,2BILHOES PARA A PENEIRA. VAO QUERER MANDAR NO PEDAÇO EU NAO QUERO SER ARREBATADO.
    AGORA FALANDO SOBRE A IERARQUIA DE DEUS,OBSERVE QUE ISRAEL NAO TEVE MATRIARCA ENTRE OS DOZE FILHOS DE JACO,NAO TEVE SACERDOTISA NO TEMPLO,NAO TEVE RAINHA,NEM APOSTOLA,POIS A UM TEXTO QUE DIZ QUE PRIMEIRO FOI CRIADO O HOMEM E DEPOIS A MULHER. PALAVRA DO APOSTOLO QUE NOS ENTREGARAM ORACULOS DE DEUS SOB OS QUAIS ASIRMANS PREGAM. SENAO A PALAVRA DE DEUS ESTA ERRADA , POI DEUS E O CABEÇA DE CRISTO, E CRISTO O CABEÇA DO HOMEM E DA MULHER. MAS NAO E ASSIM QUE ESTA ESCRITO NAO E MESMO. ATE NO EDEN QUANDO PECARAM DEUS COBROU DO HOMEM E NAO DA MULHER,MESMO ELA RECUPERANDO A VONTADE EM CRISTO QUE PERDEU PARA O HOMEM NO EDEN,NAO MUDOU ESTA POSIÇAO E NAO FOI HOMEM NENHUM QUE COLOCOU ASSIM. A BIBLIA DIZ QUE NA RESTAURAÇAO SEREMOS SUPERIOR AOS ANJOS,EU NAO ME IMPORTO COM ISTO MAS SE DEUS MENCIONOU E PORQUE ELE TEM SEUS MOTIVOS E QUE ANJO VAI CONTESTAR. E ESTA ESCRITO SE NAO FALARMOS CONFORME ESTA PALAVRA
    NUNCA VEREMOS A ALVA. E ENTAO A BIBLIA DIZ OU NAO O QUE ELA DIZ.

    ResponderExcluir
  4. Creio que o irmão necessita urgentemente fazer um curso básico de português, para que possa rever sua limitação ao se expressar, depois deixe uma palavra realmente baseada na palavra de Deus, pois posso perceber que o seu texto acima, apresenta erros ortográficos grosseiros. O irmão simplesmente está assassinando a língua portuguesa. Percebo sua limitação na escrita, bem como na forma de se expressar e principalmente em suas argumentação que são rasas e sem fundamento.

    ResponderExcluir
  5. Acrescento ao que Vera diz sobre o comentário de Hélio que além da sua falta de conhecimentos básicos do nosso idioma a ele tambem consta a falta de conhecimentos bíblicos e teológicos. Onde ele menciona fatos especulativos baseados em uma cultura em certo momento, situações diferenciadas e totalmente fora de sua contextualizaçao. Sugiro que o Sr Hélio estude mais para que possamos ter um nível de conversa mais elevado e possamos dialogar sobre esta questao com mais veracidade de fatos e entendimento.

    ResponderExcluir