BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

sábado, 26 de setembro de 2009

PESQUISA DA BARNA: PASTORAS ESTÃO GANHANDO TERRENO NOS EUA

Julie Pennington Russell é, desde meados de 2007, pastora titular da PIB de Decatur, Geórgia, uma igreja com 2.700 membros







(www.baptiststoday.org - Tradução do Pr. Sylvio Macri)

O percentual de igrejas nos EUA que empregam uma mulher como pastora senior dobrou durante a última década, de acordo com uma nova pesquisa do Grupo Barna.
O instituto de pesquisas evangélico afirmou que uma em cada dez igrejas agora emprega uma pastora. Do começo dos anos 90 até 1999, somente 5% dos pastores das igrejas protestantes eram mulheres. O instituto Barna considera que houve um ganho “substancial”.
A maioria das mulheres no pastorado – 58% - são filiadas às principais denominações protestantes, tais como as Igrejas Batistas Americanas dos EUA, a Igreja de Cristo Unida, a Igreja Episcopal, a Igreja Luterana Evangélica na América, a Igreja Metodista Unida ou a Igreja Presbiteriana.
Pam Durso, diretora executiva da organização Baptist Women in Ministry (
www.bwim.info), disse que não poderia afirmar que nas igrejas batistas moderadas as mulheres tiveram ganhos “substanciais” nos últimos 15 anos, mas houve ganhos “firmes”.
Em 1993, afirmou Durso, 51 mulheres estavam servindo como pastoras nas igrejas batistas do Sul. Agora foram identificadas 115 mulheres como pastoras ou co-pastoras de igrejas filiadas à Aliança dos Batistas, à Associação Geral dos Batistas da Virgínia, à Convenção Batista Geral do Texas ou à Sociedade Cooperadora Batista.
“Apesar de os percentuais de pastoras permanecerem mais baixos que os das principais denominações protestantes, o número de mulheres batistas pastoreando cresceu firmemente - ainda que lentamente”, disse Durso.
Ela disse que a organização Baptist Women in Ministry, que foi fundada em 1983 mas só recentemente admitiu uma diretora executiva de tempo integral, está agora trabalhando numa perspectiva pro-ativa, procurando apoiar as mulheres batistas que buscam uma colocação ministerial e dar assistência ás igrejas.
O estudo da Barna descobriu que as pastoras tendem a ser mais velhas que os pastores – a idade média delas é de 55 anos, enquanto a deles é de 52. Elas também têm uma melhor educação. Mais de três quartos das mulheres têm uma graduação de seminário (77%), em comparação com menos de dois terços dos homens (62%).
Apesar de suas conquistas educacionais, as pastoras recebem salários menores que os pastores. A média de remuneração das mulheres, incluindo benefícios, é de US$ 45.300,00, enquanto a dos homens é de US$ 48.600,00. O instituto Barna aventou a possibilidade de isso ser devido em parte ao tamanho das igrejas. As igrejas dirigidas pelos pastores são freqüentadas, em um fim de semana típico, por uma média de 103 adultos, enquanto que nas igrejas dirigidas pelas pastoras a média é de 81 adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário