BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

AS PASTORAS NÃO ESTÃO NA MINHA PAUTA


Algumas afirmações se tornam recorrentes de tempos em tempos. Primeiro era "pastoras não estão na Bíblia", depois "a OPBB não é lugar para pastoras"; agora é "o assunto pastoras não está na minha pauta". Tenho lido e ouvido essa frase várias vezes nos últimos meses.

A palavra pauta pode ter vários significados. No jornalismo, é o roteiro dos fatos que devem compor as matérias e que determina também a forma como cada tema deverá ser tratado. Juridicamente, é o agendamento para que em determinada data um documento ou pedido deva ser analisado.

Fico pensando nas razões que levam líderes chamados por Deus, quer seja homem ou mulher, a dizerem que um determinado assunto não está na pauta de suas preocupações ou na pauta de suas igrejas ou organizações, isto é, que as pastoras não são fonte para reflexão, para nenhuma tomada de posição ou ação dentro da sua área de influência.

O que significa as pastoras não estarem na pauta? Significa que essas pessoas não reconhecerão em suas igrejas mulheres chamadas por Deus; que ignorarão o mover do Espírito vocacionando mulheres ao ministério; que farão de conta que as pastoras não existem e menosprezarão suas presenças e lhes negararão dignidade e reconhecimento nos mais diversos ambientes. Significa ainda que são indiferentes à justiça e acomodados sem arriscarem suas "reputações" em favor das mulheres chamadas. As pastoras não estarem na pauta significa que líderes denominacionais, em posições estratégicas hoje, não trabalharão pelo pleno reconhecimento de todas as pastoras como parte integrante da OPBB.

E o que significa as pastoras estarem na pauta? Significa em primeiro lugar aceitar o mover do Espírito neste tempo chamando mulheres ao pastorado; significa estar ao lado das pastoras na luta gigantesca que enfrentam em busca da equidade; significa reconhecer no meio onde esses líderes vivem as mulheres que são chamadas por Deus, leva-las à ordenação e consagração; significa abrir caminho para que meninas e jovens considerem como possibilidade o ministério ordenado. As pastoras estarem na pauta significa que líderes denominacionais, hoje em posições estratégicas, trabalharão pelo pleno reconhecimento de todas as pastoras como parte integrante da OPBB.

Pauta significa também cinco linhas e quatro espaços aonde se escrevem as melodias, muitas delas ferramentas de Deus para nossa transformação, consolo e alegria em diversas fases da vida. Que a ação de homens e mulheres neste tempo de tanto individualismo e indiferença, em favor das mulheres chamadas, possa escrever uma linda canção de justiça e igualdade de direitos em nosso meio.

Pra. Zenilda Reggiani Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário