BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
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quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

10 RAZÕES PORQUE SOU PASTORA

Zenilda Reggiani Cintra
 
1. Porque fui chamada por Deus para ser pastora. Quem chama, dá condições de preparo e capacita é Deus. Cada mulher  tem a sua caminhada para entender e aceitar a vontade de Deus. Às vezes é muito difícil por causa das próprias resistências pessoais em virtude da formação teológica centrada no masculino e das resistências culturais, mas com amor ao Senhor, fé e coragem é possível atender esse bendito chamado.http://migre.me/gSy0K

2. Porque há uma “nuvem de testemunhas”: Mulheres que venceram barreiras e estão na galeria dos heróis da fé porque foram fiéis ao Senhor. Mulheres que em lugares estratégicos têm dignificado o papel da mulher no ministério, com ou sem o título de pastoras, mas que mostram o valor e a capacidade dados por Deus à mulher. Somos herdeiras de um legado sem preço na história. http://migre.me/gSz15

3. Porque as mulheres foram também protagonistas da história desde o Antigo Testamento: “É necessário uma nova leitura a partir do resgate do feminino nos textos bíblicos. Matriarcas como Sara, Rebeca e Lia, tão importantes como os patriarcas. O êxodo e a libertação do Egito a partir da articulação de mulheres, parteiras e mães. Raabe como aquela que possibilitou a posse da terra pelo povo. Débora e Jael que tiveram papel decisivo no processo de formação de Israel e no início da profecia. Hulda que foi a profeta que mediou uma grande reforma em Israel. Rute e Ester como projetistas da força do povo bíblico”. http://migre.me/gSz7v

4. Porque as mulheres sempre exerceram liderança: “Em nenhuma oportunidade é afirmado que as mulheres citadas  no NT estavam subordinadas a Paulo em sua tarefa missionária ou de direção; o apóstolo Paulo trabalhou, lado a lado, com mulheres e reconheceu a autoridade delas”. http://migre.me/gSzcn

5. Porque não podemos sucumbir ao nosso próprio machismo: “Acho que o machismo no Brasil se deve muito às mulheres. São elas as transmissoras dos piores preconceitos".
http://migre.me/gSzgg

6. Porque em Cristo acabam as distinções étnicas, sociais e sexistas: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28). Se Deus pode incluir judeus e gentios no ministério, por que não incluiria tanto homens quanto mulheres?
http://migre.me/gSziz

7. Porque a seara é grande e pouco são os ceifeiros: “O que Jesus ensina é que o nosso papel é rogar, e o do Senhor da seara, que obviamente não somos nós, é mandar trabalhadores. À luz do ensino de Jesus... questiono a nossa competência como seres humanos para decidirmos se Deus pode ou não chamar mulheres para o pastorado”. http://migre.me/gSzol

8. Porque a convivência entre homens e mulheres deve ser de equidade: “manter a igualdade na diferença ou manter a diversidade na igualdade. Falar de eqüidade de gênero implica afirmar a igualdade de direitos e oportunidades”. http://migre.me/gSzqq

9. Porque Jesus deu voz às mulheres: “Jesus mesmo não tratou as mulheres à moda dos seus discípulos e dos discípulos dos discípulos. A questão da mulher só se agravou ao longo da história”. http://migre.me/gSztD

10. Porque Jesus enfrentou as estruturas que discriminavam a mulher: "Jesus foi de encontro às estruturas injustas e patrocinadoras do mal do seu tempo, inclusive as estruturas religiosas... É de se lamentar que nem mesmo o exemplo de Jesus de Nazaré não seja suficiente para eliminar esse mal de nossas estruturas religiosas, ele sempre reaparece e se recria". http://migre.me/gSzv0

2 comentários:

  1. contribuiçao.

    MATEUS E AS MULHERES- As mulheres na narrativa de Mateus.

    Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
    Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;E Judá gerou, de TAMAR, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom;E Salmom gerou, de RAABE, a Boaz; e Boaz gerou de RUTE a Obede; e Obede gerou a Jessé;E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.



    Mat- 1:1,6



    Rastros de Jesus.



    Mateus ao descrever a genealogia terrena de Jesus cita quatro mulheres “não muito recomendáveis” mesmo assim Mateus faz questão de cita-las, mostrando que em meio a pecados e sujeiras surge salvação. Cada uma contribuiu a sua maneira.



    Corre nas veias e no coração de Jesus, o Filho de Davi, a ousadia transgressora da Cananeia Tamar (Gn 38; mat 1,3) que, tendo negados seus direitos de viúva, tece estratégias e realiza planos inusitados. Faz-se prostituta para tê-los assegurados; tor­na-se adúltera para ser Mãe e restabelecer o direito do levirato. Com isso, desmascara história e lógica patriarcais que querem transfor­mar mulheres em "coisa" à mercê de homens do clã de Judá.. E desvendando o lado não oficial da história, ela participa da história da salvação, No contexto de Gn 38, a Semelhança de Jesus ela é transgressora sozinha ,isso é um ato profundamente político-teológico, porque descortina novos olhares também para aquela Mulher Cananeia anônima (Mt 15,21-31) que transgride normas de conduta por ocasião de uma ida de Jesus à região de Tiro, fazendo-o reinventar sua própria trajetória...





    Os pés e as mãos de Jesus estão marcados pelo memória da prostituta tecelã hospedeira Raabe (Js 2; Mt 1,5 ) igualmente de origem Cananeia, que mora em Jericó. Talvez ela seja fruto da espoliação do campesinato num deslocamento para a cidade, onde essas pessoas desenvolveram atividades necessárias, mas desqualificadas. Torna-se prostituta por seu processo de marginalização. Com base nessas suas funções na cidade, no seu espaço geopolítico, o texto não faz nenhuma avaliação moral ou moralizante do que ela faz ou diz. nota-se o fato de que sua transgressão não a transforma em vítima, mas lhe confere poder. Ela atua como protagonista na história da salvação através da solidariedade, Astuta, conhecedora dos conchavos polí­tico-econômicos de Jerico, facilita a entrada dos emissários que buscam a terra do "leite e mel", e com isso transgride a conduta e a legislação política local, agindo com autonomia e solidarieda­de, e, assim, adentra a história da salvação. No evangelho, sua condição e profissão não são des­qualificadas moralmente; sua ação não a transforma em culpada ou vítima, mas lhe confere poder dentro da história da salvação. É possível que também seja lembrada em comunidades mateanas, porque, no período pós-guerra romana, muitas mulheres se encontrassem em situação semelhante à da Raabe.



    Nos olhos e na percepção de Jesus encontram-se a sabedoria e talvez também as dores, a solidão, a solidariedade e a perspicácia da moabita Rute e da sua sogra Noemi (Rute; Mt 1, 5). Viúvas estrangeiras, migrantes, elas fazem cumprir seus direitos, quando retornam a Judá. Entre estratégias e planos, constroem-se amizades, pertencimentos e cumplicidades amorosas junto com Boaz, parente distante de Noemi. Rute fez história no caminho da fidelidade e solidariedade para com Noemi, reali­zando a lei do levirato. E assim, com astúcia e amor participa da história da salvação e é citada por Mateus.

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  2. Restante.

    Nas entranhas de Jesus geme a dor da mulher violentada por seu "pai"/Rei , Davi, Bate-Seba (2 Sm 11-12; Mt 1,6). Ela era mulher de Urias, o heteu. Por cobiça e demonstração de poder, Davi mandou traze-la para com ela se deitar. Dessa relação de violência e adultério resultou a gravidez de bate-Seba, que permanece anônima em Mt 1,6; Assim,na dor e limitada pelo aparato monárquico- -militar, ela entra na historiada salvação do povo de Deus.

    IVONI RICHTER REIMER.

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