BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

II ENCONTRO NACIONAL DE PASTORAS BATISTAS - NITERÓI, 2011

Pastoras e candidatas ao ministério pastoral presentes ao II Encontro

  • O II Encontro Nacional de Pastoras Batistas foi realizado no Colégio ao lado do Ginásio Caio Martins, no domingo, 23 de janeiro de 2011, começando às 14h30 e terminando por volta das 18h.
  • Tivemos a presença de 25 pessoas, entre elas sete pastoras ordenadas e cinco candidatas ao ministério pastoral.
  • O Encontro foi dirigido pelas pastoras Zenilda Reggiani Cintra, SP,  e Silvia da Silva Nogueira, RJ.
  • A moderação do Encontro no painel foi da irmã Nancy Dusilek, atual 1a. Vice-Presidente da Convenção Batista Brasileira.
  • No Encontro houve oportunidade para que as pastoras Silvia e Zenilda expusessem o seu posicionamento a respeito de como encaminhar a questão das pastoras junto à OPBB e foi aberta a oportunidade para perguntas e esclarecimentos. No final, o Encontro resolveu que vamos trabalhar para que todas as pastoras que queiram tenham a prerrogativa de filiarem-se à OPBB.
  • O Encontro posicionou-se contra a criação da Ordem das Pastoras Batistas do Brasil. Achamos que a criação de uma instituição feminina é discriminatória. A Associação dos Músicos, dos Educadores, dos Diáconos têm homens e mulheres. A OPBB é o órgão que reune as pessoas que trabalham com as igrejas no ministério pastoral. Quando ela foi organizada, só tinha homens e agora tem mulheres também. Então são novos tempos e vamos continuar trabalhando para que as pastoras ingressem na OPBB. Afinal, servimos às mesmas igrejas.
  • Ouvimos o depoimento de várias pastoras e suas trajetórias e a que mais nos impactou foi a palavra da Pra. Linda Rosana, de Carlos Chagas, MG. Ela foi ordenada em julho de 2010. Na ocasião, a igreja convocou os pastores da região para o Concílio, que prometeram estar. A igreja se preparou com café da manhã, almoço e janta para receber os pastores e suas famílias, que viriam de várias cidades ao redor. Mas eles foram coagidos pelo secretário executivo com a ameaça que, se fossem, seriam convocados pela comissão de ética. A maioria deles depende financeiramente da Convenção Mineira e acharam melhor nao se arriscarem.
  • O secretário executivo de Minas Gerais usou de má fé (ou ele não é bem informado ou a OPBB diz que decidiu uma coisa e decidiu outra e esconde a abrangência da decisão). A decisão da Ordem, arbitrária e ditatorial, é que as seções da Ordem nao poderão promover a ordenação de pastoras. Mas se uma igreja promover, como é o correto, e convidar os pastores que tenham a inscrição da Ordem, eles têm a liberdade de estarem presentes, como indivíduos. Então, a coação se baseou em argumentos mentirosos (ou equivocados por falta de esclarecimentos às secções da Ordem).
  • É essa a realidade em vários locais no Brasil. Os pastores são pressionados e ameaçados. Mas não há, e nem poderia haver, nenhuma decisão da OPBB que proibe os pastores de participarem de concílio de pastoras. O atual presidente da OPBB, Pr. Éber Silva, tem uma pastora em sua igreja.
  • O Grupo de Trabalho para o III Encontro Nacional de Pastoras Batistas, a ser realizado em Foz do Iguaçu, em janeiro de 2012, ficou assim constituido: Pras. Zenilda Reggiani Cintra e Silvia da Silva Nogueira, coordenadoras, com as pastoras Terezinha Meirelles, Liane Nepomuceno, Linda Rosana, Izete Pauer Collares, Érica Prudente e Raquel Viterbo Farias. Somente a Pra. Terezinha não estava presente ao Encontro, mas foi colocada porque pertence à Convenção Paranaense que hospedará a próxima assembléia da CBB.
  • A impressão geral que tivemos do Encontro é que há boa vontade das pastoras para um diálogo com a OPBB. O momento do confronto precisa ser deixado para trás e começarmos um tempo de diálogo e respeito.
E-MAIL DO SECRETÁRIO EXECUTIVO DA CBB-MG"Em 28 de janeiro de 2011 16:42, Pr rene escreveu: Precisamos estabelecer a verdade: Eu, Pr. Rene, sou o Diretor Executivo da CBM e da OPBB/MG. Desafio a qualquer pessoa, inclusive a irmã Linda, a provar que coagi alguém para não ir ao Concilio. Pelo contrario: Sugeri que todos fossem. Se eu não estivesse a 600 km de distância teria ido. Iria para votar contra. A Ordem de Minas já decidiu que não aceitará em seu rol pastoras. Outra inverdade é dizer que os pastores daquela região dependem de ajuda da Convençao.Só dois pastores da região Nordeste, onde esta CarlosChagas, recebem ajuda da Convençao e eu jamais cometeria a indignidade de usar este tipo de pressão. As irmãs não precisam de usar inverdades para alcançar seus objetivos."


Obs.: A Ordem de Minas não tem mais autonomia para decidir se recebe pastoras ou não. A decisão é da OPBB "nacional", reunida em Assembléia que sempre antecede as assembléias anuais da CBB. A Pra. Linda Rosana escreveu: “Conversando com o Pr. Renê, secretário da Convenção Mineira ele me disse que ...os pastores envolvidos em ordenação de mulheres estarão sob disciplina com a comissão de ética”

6 comentários:

  1. Olá pastora Zenilda!
    Estive na reunião da OPBB em Niterói e achei ridículo o preconceito de alguns medalhões contra vcs.
    Creio que Deus chama quem ele quer. Acho que está chegando a hora de vcs.
    Deus está no controle, e Ele derrubará esses que querem manter o monopólio.
    Conte com minhas orações.
    Pr. Washington Vieira.

    ResponderExcluir
  2. Acho que vai ficando cada dia mais difícil explicar como é que uma mulher pode ter capacidade, dada por Deus, para dirigir uma nação com milhões de cidadãos (ou bilhões, como a India), mas não tem capacidade para dirigir uma paróquia com, muitas vezes, menos de uma centena de pessoas. Somente "glaucoma espiritual" pode explicar tamanha incoerência. Abcs

    ResponderExcluir
  3. Os termos "coagidos pelo secretário executivo","usou de má fé","a coação se baseou em argumentos mentirosos" e "as irmãs não precisam de usar de inverdades para alcançar seus objetivos", são muito fortes e não contribuem para o diálogo, caminho absolutamente necessário; pelo contrário, acirra os ânimos das partes. Ex-professor Lívio Lindoso de saudosa memória já dizia: Deus chama quem Ele quer e se Ele chamar ninguem deve impedir. Falava, ele, sôbre a ordenação de mulheres para o ministério pastoral. Nossa Convenção diz o quê ?.

    ResponderExcluir
  4. A questão a se discutir não é se a mulher tem ou não capacidade, mas se Deus, conforme a Sua Palavra, a chama para dirigir igrejas. Dizer que Deus chama quem Ele quer (as mulheres) parece coerente. Mas a Sua Palavra nega esta chamada. Ou a Bíblia já não é mais a nossa única regra?

    ResponderExcluir
  5. Pr. Allas
    O irmão tem o seu grupo onde pode expor livremente as suas idéias a respeito do pastorado feminino e do qual o irmão não mme deixou participar.
    Por que então vem no meu blog com essas idéias já vencidas e cheirando a mofo de que a Bíblia não dá respaldo para o pastorado feminino.
    É melhor cada um ficar no seu espaço, infelizmente, não acha, já que o irmão não está disposto a dialogar?
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Ola, Boa noite!
    muito abençoado o trabalho de vocês que Deus venha capacitá-las cada dia mais.
    Pretendo fazer um evento na minha igreja para o dia das mães e preciso de uma preletora que possa falar sobre doenças espirituais e auto estima. Alguém pode me ajudar, entra em contato comigo pvf bjs

    ResponderExcluir