BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

sábado, 27 de setembro de 2014

O DEBATE SOBRE PASTORAS

Pr. Ivo Augusto Seitz
IB da Floresta, Porto Alegre, RS

"Há duas curiosidades no debate a respeito da ordenação feminina: a insistência quanto a um texto bíblico, quando é exatamente isso que temos tratado todo esse tempo. Quando alguém cita Débora como uma mulher chamada e capacitada por Deus com autoridade sobre todo o povo, é contestado com conceitos que a reduzem a uma mera exceção ou ironia, seguidos da distinção entre textos narrativos e normativos. Débora caberia na primeira categoria. Se alguém cita GL 3.28, novo debate, embora sirva para duas das três situações.

Curioso também que em outros temas ligados à vida da igreja convivamos com posições opostas, sem que se desafie “um só texto bíblico que me fará mudar completamente de posição” (divórcio e recasamento, sociedades secretas e o crente, homens chamados de pastores sem um concílio, e dezenas de outros).

Copio Alexander B. Bruce (séc. 19) que pode ajudar: 'Pior de tudo, nesses testes de fé, com todo o nosso esforço, não progredimos; o máximo que podemos realizar é sustentar a nós mesmos, evitar as praias rochosas, continuar no meio do mar. Felizmente, isso é alguma coisa, sim, é tudo. Porque não é sempre verdade que, se não estamos avançando, estamos retrocedendo. Esse é um provérbio que só vale para o tempo bom. Em tempo de tempestade, há situações de ficar parado, e então fazer isso já é uma grande realização. É coisa pouca resistir à tempestade, evitar as rochas, os bancos de areia e arrebentações? Não perturbe a alma daquele que já está suficientemente perturbado pelas pancadas do vento com a citação de provérbios sobre progresso e apostasia, indiscriminadamente aplicados. Em lugar de dar uma de amigo de Jó, antes o lembre de que o importante para alguém em sua situação é suportar, ser inamovível, sustentar com firmeza a sua integridade moral e sua confissão de fé, e evitar as praias perigosas da imoralidade e da infidelidade; e assegurá-lo de que, se ele se esforçar só mais um pouco, por mais que seu braço esteja cansado, Deus virá e acalmará o vento, e ele imediatamente alcançará a terra'  (A. B.Bruce, O Treinamento dos Doze, tradução da Editora Arte, SP, 2005, pp. 126-127)". 

Um comentário:

  1. TEXTO DE CONTRIBUIÇAO :


    Mulheres na Salvação
    Pela mediação de grandes mulheres, o povo de Israel redescobriu as raízes de sua esperança e de sua vida. Rute a avó de Davi e devolve a esperança a Noemi (Rt 4.16s); Judite mata o inimigo que ameaça o povo de Betúlia (Jd 13.7-8); Ester se torna rainha para salvar seu POVO do extermínio (4,14) : a Sulamita de cantares ignora e ridiculariza o poder de seus irmãos e de Salomão (Ct 8.8-12); Susana no livro de Daniel( na versão hebraica) desmascara a corrupção dos Juízes da sinagoga (Dn 13- 60-53)
    Na história da salvação ,a “presença das mulheres" tem mais peso do que a sabedoria dos sábios e o governo dos governantes. Quem vai salvar o povo não será o sacerdote, não será o profeta, não será a lei, mas a mulher.
    A salvação será sempre fruto da união misteriosa do poder de Deus com a fraqueza dos pobres, que, apesar oprimidos e pisoteados, não perdem a fé na vida, na liber-dade e e no amor.
    A decisão tomada por Ester de enfrentar o rei mesmo arriscando sua vida, decisão tomada no 14 de Nisan dia da celebração pascal, tem uma profunda significação teológica: Eu irei ao rei e seja a morte se for a morte (4.16); O Senhor visitará Israel pela minha mão (Jd 8 .33); Eis aqui a serva do Senhor, aconteça em mim segundo tua palavra (Lc 1.38).
    Esta é a teologia que nasce da resistência da casa da mulher contra a opressão do palácio imperial, do templo sacerdotal e da casa machista. Teologia que será consolida¬da nas páginas desses livros de mulheres de destaque e que será celebrada nas grandes festas de Israel. O Cântico será o li¬vro da festa da Páscoa; Rute o livro da festa das semanas, de Pentecostes; Coelet o livro da festa das tendas e Ester o livro da festa dos Purim.
    Por longo tempo o livro de Ester será considerado pela sinagoga o livro por excelência. E até hoje é lido na festa de Purim em Israel.

    Extraído do livro: teologia das mulheres, a quem Deus revelou seus mistérios¿

    ResponderExcluir