BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

PASTORAS FLUMINENSES PARTICIPAM PELA PRIMEIRA VEZ DO CONGRESSO DE PASTORES

(A Convenção Batista Fluminense, no Rio de Janeiro, é a maior convenção estadual/regional batista no Brasil. Por conseguinte, a seção da OPBB também é a maior, que votou pela filiação de pastoras. Tem sido a região de maior crescimento do número de pastoras. Neste ano, seis delas participaram do Congresso, agora de Pastores e Pastoras, realizado na primeira semana de maio em Rio Bonito, RJ. Isac Machado de Moura registrou esse momento em Blog do Isac, com muito bom humor. Que Deus abençoe a todas as pastoras e vocacionadas do nosso país para que todas elas possam desfrutar desse convívio com os pastores de forma saudável e justa. Após o texto, o depoimento da Pra. Damaris Silva).
Isac Machado de Moura

Pela primeira vez, no Congresso de Pastores da Convenção Batista Fluminense, temos a presença de meninas-pastoras.

Mais que pastoras, essas meninas são pioneiras, estão fazendo história no protestantismo brasileiro, na denominação Batista, da qual participo. Estão abrindo uma trilha com foice, facão, desconforto, talvez, trilha que será alargada, que virará estrada por onde muitas outras pastoras passarão com bastante tranquilidade. 

Espero que os meninos-pastores estejam se comportando, tratando-as com a atenção e com o carinho que merecem, mencionando-as, enfatizando a presença delas pela primeira vez. 
Pras. Lusiane Castro, Rosane Lima, Damaris Silva, Lucia Muhammud e Gleice Dorneles
Toda primeira vez é complicada, eu sei, mas é inédita, e por isso mesmo precisa ser curtida. Espero que os meninos-pastores não estejam se sentindo ameaçados ou agindo como se estivessem. Espero que as meninas-pastoras estejam se sentindo num espaço que também é delas. Mas aqui pra nós, eu sei que tem "neguin" sofrendo horrores com a presença delas, e estou achando isso o maior barato.

Sabe a Maria de Magdala, ou seja, Maria Madalena, Madá para os íntimos? Então. Uma discípula-amiga do Cristo, menina, entre todos os discípulos-meninos. Ela seria uma apóstola, não fosse o Cristianismo, historicamente, governado por homens. Mas ela foi apóstola sim, trabalhou como tal, embora os machos da espécie tenham dado uma queimada no filme dela, associando-a, sacanamente, a prostituição. Sabe essas meninas pastoras batistas? Hoje, estão participando, pela primeira vez, de um congresso de pastores batistas, estão fazendo história, conquistando espaços, independente de uns narizes torcidos ou de uns rostos virados. No futuro, não sei em quantos anos, não sei se eu e essas meninas-pastoras veremos, mas profetizo que uma pastora-menina será presidente da Convenção Batista e da Ordem dos Pastores Batistas. 

Pra. Lusiane Castro, Pra. Damaris Silva, Hernandes Dias Lopes, Pra. Lucia Muhammud, Pra. Rosane Vicente Lima e Pra. Raquel Miranda
No Congresso 2016, temos seis meninas participando. Serão mais na próxima edição, e bem mais na próxima, e muito mais na próxima.

Estou orgulhoso dessas meninas, e da minha denominação, por ter, enfim, com décadas de atraso, reconhecido o ministério pastoral feminino. Estou orgulhoso delas pela persistência, pela coragem de estar neste ambiente, antes, exclusivamente masculino, independente de uma ou outra carinha feia, de alguma tentativa de ignorá-las. 

IMPOSSÍVEL ignorá-las. Estão na área. E pelo que vi, sentadinhas juntinhas na primeira fileira, num gesto de "ó nós aqui ó... aceitem e sofram menos...". Se eu fosse pastor, sentaria bem do ladinho delas e tiraria muita onda: "com elas, num mundo que era deles". Faria um monte de fotos com elas para participar com elas desse novo momento batista. Aqui de fora, acompanho o evento e vibro, feliz pra caramba. E mesmo como apenas um teólogo, feliz, quero tirar essa onda com elas, eternizar esse momento nesse textinho feito para elas. O perfil do Congresso já muda com a presença delas. Agora tem mais fotos, tem selfie, tem batom, tem a gargalhada da pastora Lusiane, e tudo isso não tem preço.

Parabéns, meninos-pastores, pelo privilégio de testemunhar esta evolução batista. Parabéns, meninas-pastoras, por não desistirem do chamado, por marcarem presença neste Congresso e na história. Vocês são umas fofas. Se divirtam. "Esqueçam" o batom no auditório, façam um monte de selfie, exibam celulares de capinha lilás, rosa, vermelha; dancem nos momentos de louvor. Permitam-me uma paráfrase de Simone de Beauvoir: "Não se nasce pastora. Torna-se pastora...". Beijos, meninas! Saudações com ósculo santo! Minhas pastoras!

DEPOIMENTO DA PRA. DAMARIS SILVA, PASTORA TITULAR DA IGREJA BATISTA DA GRAÇA, CAMPOS, RJ.

Pra. Damaris Silva, seu esposo Pr. Hudson e família

"Depois de gargalhar com seu jeito despojado e sincero de se expressar, quero externar a minha alegria. Há 29 anos faço as malas do meu esposo pra este Congresso. Agora...fizemos as malas, juntos. Maravilhoso foi desfrutar da alegria e do "orgulho" do meu esposo pelo fato de eu estar junto dele neste grande Congresso. Que maridão!!! 
Quero agradecer ao Senhor Deus pelo lugar de serviço onde Ele me colocou. Renovo meu "sim" ao chamado para cuidar das ovelhas Dele, da Igreja Dele, pregar a Palavra Dele, dar as honras a Ele...eu também sou Dele, tudo é Dele e O amo profundamente, bem como a Sua Obra! À Ele a glória e a minha gratidão. 
Fomos muito bem recebidas e tratadas. Fiz novos contatos amigáveis com colegas Pastores, recebi as boas vindas de outros, tirei fotos, respondi perguntas a respeito do desafio de ser Pastora Titular de uma igreja... houve aquele Pastor que quis orar junto por nossos ministérios, compartilhei email com um colega que fez seu TCC em Ministério Feminino e pretende continuar escrevendo sobre o assunto, só não pude ficar até o final não sendo possível atender ao Pastor que solicitou uma entrevista comigo para seu jornal.
Louvo a Deus pelos Pastores servos, homens sensatos e inteligentes que de tão grandes, foram humildes em nos receber com carinho e respeito. Quanto a gargalhada de Lusiane...sensacional!!!! Indispensável! Obrigada Isac, pelo apoio. Deus abençoe a todos nós".

Nenhum comentário:

Postar um comentário