BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

BASES BÍBLICAS PARA ORDENAÇÃO DE MULHERES AO MINISTÉRIO PASTORAL

Há um blog muito esclarecedor a respeito das bases bíblicas e históricas para a ordenação de mulheres. Trata-se do
http://home.netcom.com/~cplampin/Licoes-sobre-Mulheres-Cristas/pastoras-nt-port/01-indice-pastoras.htm, de autoria de Carolyn Goodman Plampin, que foi missionária no Brasil, juntamente com o seu marido, Pr. Richard T. Plampin, de 1957-1988, pela Junta de Missões Internacionais da Convenção Batista do Sul. Durante seu período no Brasil, ela ainda obteve o grau de Licenciada em Pedagogia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, e o de Mestrado em Divindade, Golden Gate Baptist Theological Seminary, Califórnia, EUA. Foi coordenadora acadêmica (sem título) e professora do Instituto Bíblico Batista A. B. Deter, depois chamado de Seminário Teológico Batista do Paraná, Curitiba, 1959-1979, e coordenadora acadêmica e professora do Seminário de Educação Cristã, Recife, 1980-1986.

Sua contribuição para o estágio que vivemos hoje, quando já temos 83 pastoras em igrejas da CBB, é de valor inestimável. Justamente as duas regiões dos seminários onde trabalhou, Sul e Nordeste, exercem posição de vanguarda na aceitação de mulheres, por meio da formação que seus seminários oferecem nessa área. Lógico que tudo não ocorreu por causa da querida irmã Carolyn, mas sem dúvida, seu trabalho de conscientização e mudança de mentalidade gerou muitos frutos.

O c
onteúdo do site é:
Introdução
Lucas 2:36-38 - Ana, Pregadora e Viúva
Atos 6:1-6 - Os Oficiais da Igreja Eram Apóstolos e Viúvas, Então Servos (Diáconos) Foram Eleitos Para Fazer Justiça na Distribuição Diária às Viúvas
Atos 9:36-42 - Tabita (Dorcas), Viúva
1 Corintios 7:8-9, 34-35, 39-40 - Viúvas Não Devem Casar uma Segunda Vez, Devem Ser Santas no Corpo e no Espírito e Devem Dedicar-se ao Senhor sem Distração Alguma
1 Timoteo 4:12,14; 5:1-22, 24-25 - Pastoras (Presbuteras=Anciãs) Chamadas Viúvas: Disciplina, Salário, Viúvas que Têm Família, Deveres, Qualificações, Viúvas Mais Novas
Tito 1:5 e 2:2-5 - Pastoras (Presbutidas=Anciãs): Classificação, Qualificações, e Deveres
2 João 1-13 - A Senhora Eleita
Resumo - Ensino do Novo Testamento sobre Pastoras (Presbuteras/Presbutidas=Anciãs) Chamadas Viúvas

Todos os textos nos oferecem uma visão ampla da mulher na história, na história bíblica e na história da igreja cristã. Em sua introdução, ela escreve que, depois de muitas pesquisas,
"Ninguém ficou mais surpresa do que eu ao descobrir que viúvas era o nome da ordem de pastoras -- a ordem das viúvas -- e a razão porque os bispos e pastores as rebaixaram para a condição de diaconisas, até o sexto século, foi justamente porque elas tinham dinheiro e poder".
Para ela, "ser ordenada significa ser colocada, inserida, aceita em uma ordem. Mulheres no Novo Testamento e na Igreja Primitiva serviram em ordens paralelas às ordens de homens: pastores e diáconos. Hoje nós estudamos no seminário as ordens de homens e procuramos em vão pela orientação a respeito de mulheres. E porque não achamos mulheres lá, temos a impressão de que mulheres nunca serviam à igreja e nos descuidamos do estudo dos muitos documentos que dão instruções a respeito das mulheres".
As pesquisas da missionária, mestra e "pastora" Carolyn, respondem a algumas indagações recorrentes nessa questão do ministério pastoral feminino: "a declaração, repetida vez após vez, de que o Novo Testamento não mostra mulheres como pastoras não é a verdade. De fato, especialmente as passagens de 1 Timóteo 5 e Tito 2, que dão as suas qualificações e deveres são muitas vezes usadas contra elas. Isto é porque não estudamos o grande acervo de matérias a respeito do serviço da mulher, não conhecemos a História da Igreja, e não compreendemos o Novo Testamento quanto ao ministério, qualificações e deveres das pastoras na igreja".

Enfim, textos que valem a pena serem lidos com cuidado, com isenção, com humildade, no reconhecimento que tudo que sabemos e temos como verdade muitas vezes é um grão de areia diante de tudo o que ainda precisa ser desvendado.

Um comentário:

  1. o link está quebrado, teria outro que aponte para o mesmo artigo?
    (http://home.netcom.com/~cplampin/Licoes-sobre-Mulheres-Cristas/pastoras-nt-port/01-indice-pastoras.htm, de autoria de Carolyn Goodman Plampin,)
    Muito obrigado
    atenciosamente
    Rangel Flávio Resende Leite

    ResponderExcluir