BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Por que as pastoras da CBB não devem ter uma Ordem de Pastoras, mas estarem inseridas na OPBB?

AS FILHAS DE ZELOFEADE* Pr. Fernando Cintra

Desde que o debate a respeito de ordenação feminina começou, temos visto alguns árduos defensores da criação uma nova Ordem, no caso de pastoras. Essa nova Ordem seria para a integração e ações das pastoras batistas. Ela poderia ser só de pastoras, ou também aceitaria pastores batistas que, não concordando com as decisões da OPBB, quisessem se filiar a uma Ordem onde a questão do preconceito não fosse tão visível.


Também ao longo deste assunto sobre ordenação pastoral de mulheres temos ouvido, e ouvimos muito na CBB realizada em Brasília, pessoas que insistentemente querem que as pastoras tomem esta decisão.

Mas o fato é que diante de tantas vozes a decisão das pastoras, pelo menos no momento, à partir do I Encontro de Pastoras da CBB realizado na IB da Asa Sul, não foi neste sentido, mas em caminhar numa rota em que realmente a OPBB as aceite como membros da agremiação.

Certo ou errado? Antes de responder essa pergunta quero deixar claro que a resposta não sou eu, homem-pastor, que devo dar. O grito da fragilidade deve ser ecoado e a decisão deve ser também das pastoras, com base no que traz esperança e um futuro de legitimidade e dignidade . Mas trago aqui minha resposta como um apoio de alguém que é companheiro nesta luta por direitos.

Certo. Elas tomaram a melhor decisão. Não a mais rápida, mas a que reflete as suas próprias dores e caminhada. 
Por que?

Pelo princípio de cidadania que Deus deixou em sua Palavra que tanto faz questão de defender e que a igreja e suas instituições deve se empenhar em cumprir. O princípio da cidadania está relacionado aos direitos e aos deveres do cidadão, para com a comunidade na qual está inserido.
Biblicamente, sabemos que, diante de Deus, homem e mulher são iguais, tendo ambos os mesmos direitos e deveres, pois foram criados à imagem e semelhança do Senhor. Se, diante de Deus, o Criador, não há acepção de gêneros, porque as criaturas se acham no direito de fazer diferenciação entre si? A Igreja é uma comunidade formada de cidadãos de ambos os gêneros que têm a responsabilidade de manter e preservar a mesma. Por isso, homens e mulheres devem permanecer unidos no sentido de dar continuidade ao Reino até o momento da volta de Cristo. 


A partir desta perspectiva, os cristãos não podem mudar o foco original do princípio de igualdade estabelecido no momento da criação para justificar a dominação de um gênero sobre o outro. No passado bíblico, quando da distribuição das terras entre as 12 tribos de Israel, as filhas de Zelofeade (Números 27:1-7) reivindicaram o direito de herança que lhes foi negado por serem mulheres. Elas lutaram pelo direito de cidadania e os seus clamores motivaram a intervenção de Deus, fazendo com que as mesmas fossem beneficiadas, o que mostra não apenas a Moisés e ao povo de Israel, mas também a nós hoje, que o Reino de Deus é baseado na justiça. 

Sendo assim, as Filhas de Zelofeade, nossas pastoras atuais da CBB, tomaram uma decisão coerente. É contraditório cobrar a igualdade social e, ao mesmo tempo, negar a igualdade religiosa criando uma outra Ordem, sem antes tentar por todos os caminhos um diálogo sadio, ousado em que se resolva esta situação sem separação, mas por vias da união.

É uma questão de cidadania estarem inseridas na OPBB. É uma questão de buscar os direitos e a justiça tão anunciada por pregadores batistas.

Que a OPBB reveja sua votação quanto a essa postura injusta em relação às pastoras, a começar por seus líderes, de quem o Senhor pedirá contas. Que o movimento não seja somente delas, mas de nós homens-pastores para que Deus se alegre em ver que na terra ainda há aqueles que não se conformam com a injustiça alheia.

Fernando Cintra

Blog: http://fernandocintra.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Pra. Zenilda, graça e paz. Me chamo Gelson e sou missionario da JMM na España desde 1993. Conheci ao pr. Fernando Cintra na nossa juventude e depois perdi o contacto. Meu email é gelsonAFN@gmail.com se ele pudesse entrar en contacto, agradeceria muito! Um forte abrazo. Pr. Gelson Nogueira

    ResponderExcluir
  2. Discordo da criação de uma "nova ordem". Primeiro: é claro que embora entenda a situação, alegarão rebeldia, motim etc e creio que hoje estamos mais perto da ordenação feminina que há alguns anos atrás. Segundo: a OPBB continuará não aceitando a ordenação, o chamado e a titularidade destas mulheres e manipularão as igrejas no sentido de não aceitar em seus púlpitos certas mulheres ou farão questão de não chamá-las de pastoras com o objetivo de colocá-las em seu lugar.
    Ainda não fui consagrada ao ministério mas, muitos membros da igreja da qual sou membro me chamam de pastora. Um jovem foi a igreja me procurar e perguntou: Onde está a pastora? Disseram pra ele o seguinte: "Isto aqui é uma igreja batista. Não tem pastora aqui não!" Há alguns anos atrás nem teriam feito esta pergunta!!!! Mas em tempos modernos tem quem dê esta reposta!!!!! Só Jesus na causa!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma Ordem de Pastoras não deve ser fundada ou organizada, porque, depois de organizada, a OPBB teria condição e autoridade para votar que as Pastoras não participem das reuniões e até dos retiros. Que elas promovam as suas programações e agendas, já que possuem uma Ordem separada!! Elas teriam que ficar inteiramente separadas!! Esta é minha humilde opinião!! Pr. Eli Cruz

    ResponderExcluir
  4. Pra. Zenilda Graça e Paz ! Quando me referí a rebeldia e não utilizar o assunto para defender fins pessoais eu me referia a alguns comentários que não coadunam com a questão em pauta. São oportunistas que aparecem para julgar, para fazer juizo próprio e estão na ilegalidade como elas mesmos se pronunciaram. Eu não as condeno, se decidiram seguir seus próprios caminhos tudo bem, mais isto não lhes dão o direito de formentar e não poderia me abster de alerta-las o quanto isto é perigoso porque isto vai contra a ética e os princípios do Cristianismo. E isto pode manchar toda a sua linda e vitoriosa história. o que a Senhora precisa é de apoio sólido no contexto de sua realidade e dentro das bases que fazem parte de seus principios éticos Cristão. Quero deixar bem claro minha posição, e meu apoio,por conhecer sua trajetória pois as conheço desde 1982 na Pib da Barra sua atuação na JMN IBER e na CBB. qualquer que seja sua posição sei que esta dentro do contexto e base do Cristianismo. Que o Senhor continue os abençoando hoje e sempre.

    ResponderExcluir