BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OBAMA NOMEIA PASTORA BATISTA PARA SER EMBAIXADORA DA LIBERDADE RELIGIOSA


O presidente Barack Obama respondeu a mais de um ano de especulações e críticas de advogados pela Liberdade Religiosa Internacional, nomeando uma pastora batista americana como a principal diplomata pela liberdade religiosa do país. Porém, alguns dos advogados pela Liberdade Religiosa Internacional estão questionando a nomeação de Suzan Johnson Cook como principal Embaixadora de Departamento de Estado para Liberdade Religiosa Internacional por causa da sua falta de experiência profissional em política internacional.

No dia 15 de Junho, a Casa Branca, anunciou que havia escolhido Johnson Cook para o cargo, que estava em aberto desde a posse de Obama, por volta de um ano e meio atrás. Johnson Cook foi professora, pastora, palestrante motivacional e conselheira política por três décadas. Mais recentemente, serviu como pastora fundadora da Igreja Batista Comunidade Cristã do Bronx (Bronx Christian Fellowship Baptist Church) em Nova Iorque.

Antes de fundar a congregação, de 1983 a 1996, Johnson Cook foi pastora da histórica Igreja Batista dos Mariners’ (Mariners’ Temple Baptist Church) em Nova Iorque, a igreja batista mais antiga de Manhattan, datada de 1795. O templo dos Mariners’ e a Comunidade Cristã do Bronx estão alinhados à American Baptist Churches USA – Convenção Batista Americana – a ordenação de Johnson Cook foi através da convenção. 

A secretária de estado Hillary Clinton divulgou uma nota elogiando a escolha: “A Dra. Johnson Cook é uma líder religiosa experiente, com paixão pelos direitos humanos e um recorde impressionante de serviço público,” ela disse. “O presidente Obama não poderia ter encontrado uma escolha melhor para preencher essa posição tão importante.” 

O nome de Johnson Cook estava sendo cogitado há meses como uma potencial escolha para o cargo vago há muito tempo. Thomas Farr, que serviu como primeiro diretor do gabinete de Cook, elogiou seu currículo como pastora, mas disse ao Religion News Service (Serviço de Notícias da Religião) que o cargo realmente precisa de alguém com uma excelente compreensão e experiência no complexo campo da política externa.“Se a administração de Obama estava conversando seriamente sobre o assunto, iria escolher um expert em Liberdade Religiosa Internacional com experiência em assuntos externos. Escolheria um líder comprovado que poderia mudar as coisas no Departamento de Estado e revitalizar a política da nossa bandeira (liberdade religiosa),” ele disse. “Talvez a Reverenda Cook surpreenda os céticos e prove que pode ser essa líder. Eu espero que isso aconteça e certamente irei fazer tudo o que puder para ajudá-la.” 

Robert Seiple, que serviu como Primeiro Embaixador pela Liberdade Religiosa Internacional após a criação do cargo, por meio de uma lei de 1998, disse que é um trabalho delicado até mesmo para os experts da área. ‘‘Você não ganha muita simpatia no trabalho de formação do Departamento de Estado,” ele disse, de acordo com a RNS (Religion News Service). “Com certeza, ela irá ter acesso aos poderes constituídos e terá uma chance de aprender o que ainda não sabe e ser apoiada no assunto.” 

Johnson Cook é formada na Emerson College, Columbia University, Union Theological Seminary (Seminário Teológico Union) e United Theological Seminary (Seminário Teológico United). É a proprietária da Charisma Speakers e serviu desde 1990 a capelania do Departamento de Polícia de Nova Iorque. Aconselhou o Presidente Bill Clinton nas Relações de Raça e, também, aconselhou Obama quando era senador. O jornal The New York Times disse que ela é uma das melhores pregadores de Nova Iorque e a descreveu como uma mistura de Billy Graham e Oprah.

Em 15 de Junho, Obama também nomeou outro pastor Batista para um Painel Federal Independente – criado pela mesma lei do cargo de embaixador – que monitora e acompanha a liberdade religiosa ao redor do mundo. Ele apontou William Shaw, pastor da White Rock Baptist Church na Philadelphia  e presidente da Convenção Batista Nacional, EUA.
(Texto de Roibert Marus. Tradução de Vitor Escarim - Go Mkt - Conteúdo de Interessa)

Um comentário:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    PASTORA ZENILDA

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir