BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

REBATENDO OS ARGUMENTOS CONTRA O PASTORADO FEMININO II

(Em um grupo de debates na web, o Pr. Helmut Scholl, rebateu alguns argumentos usados
Pra. Rosimeri Reis, ES.
contra o pastorado por mulheres, que compartilho aqui)
 


"Não o conheço, mas creio que o irmão seja sincero ao afirmar que não concorda com ordenação feminina, por não encontrar base bíblica no NT para isso. No entanto, creio, também, ser muito simplório, simplesmente, afirmar que a posição da Ordem dos Pastores é contrária aos ensinamentos bíblicos do NT, apenas porque, de alguns versículos podemos deduzir isso. Eu gostaria de fazer-lhe algumas perguntas que, espero, o ajudem a entender melhor o que o NT ensina a respeito:

1. O irmão talvez possa dizer que é contrário à ordenação de mulheres, porque no NT não há pastoras. Mas eu pergunto: E havia, no NT, ordenação de pastores, como o temos hoje? Há no NT uma Ordem de Pastores? Simplesmente dizer que no NT não havia pastoras, a meu ver, é bastante simplório. Será que não temos mesmo nenhuma pastora no NT? Nenhuma mulher que exercia algum ministério semelhante ao que realizam alguns pastores de hoje?

2. Como batistas entendemos que a Bíblia ensina que é Deus quem chama a pessoa para o ministério. Ele pode chamar mulheres para o ministério? Deus não tem liberdade para dar dons a quem Ele quer? Ou Ele precisa pedir permissão a nós?

3. Se um homem se diz chamado por Deus ao ministério, acreditamos nele e promovemos seu concílio e consagração. Mas quando se trata de mulher, duvidamos do seu chamado e dizemos que ela está enganada. Ela tem culpa de ter nascido mulher? Em I Co 4.5 Paulo faz uma importante recomendação contra sermos juízes dos outros. Mas devemos deixar que Deus faça o julgamento, a seu tempo. Isso não se aplica às mulheres? Poderíamos julgar as mulheres, mas só não os homens?

4. Você concorda que ordenação é reconhecimento do ministério que o vocacionado já realiza? Ou ordenação seria uma oportunidade para o homem realizar seu ministério? Por que, quando se trata de homem, reconhecemos seu ministério. Mas quando se trata de mulher, não o reconhecemos, por melhor que seja seu ministério? Você poderia dizer: Mas a mulher pode realizar o ministério que recebeu de Deus, sem ser ordenada. Ok... mas por que os homens precisam de ordenação? Por que almejam terem reconhecimento público do seu ministério?

5. O Apóstolo Paulo diz que, quem faz um bom ministério deve receber dobrada honra (I Tm 5.17,18). Seria bíblico darmos honras aos homens que fazem um bom ministério, mas quando se trata de mulheres, nesse caso, não precisa? Aliás, muitos pastores têm o ministério que têm, graças à sua esposa. Mas eles recebem o salário, o reconhecimento pelo dia do pastor, os presentes, etc. E a esposa fica em segundo plano. Ela precisa se contentar em ver seu marido ser honrado, enquanto ela, muitas vezes, faz mais do que ele, mas trabalha calada, sem reclamar e sem receber nada pelo seu ministério. É isso que o NT ensina?

6. Muitas missionárias evangelizam, pregam, discipulam, aconselham e preparam os candidatos ao batismo. Elas são as verdadeiras pastoras para essas pessoas, mesmo sem serem ordenadas. São pastoras de fato e de verdade, sem terem o título. Mas para realizar o batismo, elas precisam sair de cena e dar lugar para um homem estranho (um pastor), que não conhecem, que nunca viram, com quem nada têm em comum. Este sim pode realizar o batismo. Será que Deus queria que fosse assim? É isso que Deus ensina na Sua Palavra? Onde? Conheço muitas mulheres que são mais pastoras do que muitos homens ordenados e fazem mais do que estes na igreja. E isso, sem terem o título de pastoras. Sem salário e sem reconhecimento. Por outro lado, conheço pastores que não fazem mais do que o mínimo. Ou menos. Mas são ordenados, ostentam o título, ganham salário e reconhecimento, etc. É isso que o NT ensina?

7. Não podemos confundir ordenação com convite ao pastorado. Quando um homem é ordenado e filiado à OPBB ele está, automaticamente, preparado e apto para assumir qualquer ministério em qualquer igreja batista do Brasil? Se as igrejas “escolhem a dedo” dentre inúmeros candidatos, quando precisam de um pastor, seja para pastor titular, pastor de adolescentes ou jovens, pastor de crianças, pastor de missões, ou para outro segmento qualquer, por que não o fariam, também, quando se trata de uma pastora? Inúmeras igreja têm pastor de crianças. Se, por exemplo, uma mulher realiza um excelente ministério infantil na igreja, Deus seria contra, que ela teria seu ministério reconhecido pela igreja, através da imposição de mãos e consagração ao ministério, apenas pelo fato de ter nascido mulher? Jesus ensinou isso? Onde está esse ensino na Bíblia?

Creio que precisamos refletir mais profundamente sobre o assunto. E não, simplesmente, concluir que o NT é contrário à ordenação de pastoras.

Um comentário:

  1. Sou um ex morador de rua e ex dependente químico, não sou pastor, apenas lidero um projeto com dependentes químicos e moradores em situação de rua.A minha esposa é pastora da Comunidade Apostólica Filadélfia em São Mateus- São Paulo, e é Deus quem ordena e levanta alguém para um ministério. Quem é o homem para discutir os propósitos e planos de Deus? Gostei da matéria e parabenizo pelo trabalho. Que o Senhor abençoe grandemente a sua vida.

    ResponderExcluir